Bacalhau português ao forno, prato português perfeito

Bacalhau português ao forno, prato português perfeito

PEIXE E FRUTO DO MAR
Bacalhau português ao forno (Créditos; Fotos istockphoto)
Enviado por:
Nayla.Mayara
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Hoje trazemos até você uma receita tradicional diretamente desde Portugal. Assim, conseguirá saber o passo a passo do bacalhau português ao forno. Então, se este prato for um daqueles emocionais que remetem a sua família, ou inclusive unicamente como opção para dar uma turbinada no seu cardápio caseiro, o convidamos a que separe aproximadamente 1 dia, já que precisa de descanso, para uma receita que embora demorada é muito saborosa, e ainda por cima rende 8 porções.

Ingredientes do bacalhau português

  • 1kg de bacalhau
  • 2 limões espremidos
  • Sal a gosto
  • 500g de batatas cortadas em pequenos pedaços
  • 2 cebolas grandes cortadas em 8 pedaços
  • 3 tomates cortados em 8 pedaços
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Meia xícara de azeitonas pretas cortadas
  •  2 colheres de sopa de salsinha, ou se assim o desejar mais um pouco.

Método de preparo

O método de preparo do bacalhau português ao forno começa diretamente um dia antes do dia que for ser consumido e finalizado. Para isso, deverá usar uma travessa com água onde deverá colocar o peixe e retirar à água do mesmo 4 vezes em períodos de 5 em 5 horas para remover o excesso de sal.

Na última ocasião deverá drenar o bacalhau, e adicionar o suco de limão junto com o sal. A continuação, deixe marinar no refrigerador durante aproximadamente mais 1 hora. Enquanto isso, perto do horário de retirar o peixe deixe o forno previamente aquecido a 175º C.

Agora deverá arrumar o bacalhau português em uma assadeira na parte do fundo, logo, coloque as batatas na parte de cima, cebola e tomates na assadeira. Finalmente, coloque as folhas de tempero por cima. Finalize colocando o azeite por cima do prato e temperando com um pouco de sal para dar o sabor final.

Por último, para que o prato fique completamente finalizado deverá colocar a assadeira dentro do forno até que a carne do bacalhau se solte facilmente usando o garfo, o que demora aproximadamente 30 minutos. Para que o prato fique ainda com os ingredientes mais integrados, acrescente as azeitonas e o louro e deixe cozinhar por 3 minutos. Parece simples, mas este detalhe realmente pode trazer o sabor ao máximo do seu prato, otimizando os resultados.

Aprenda também

Finalmente, se quiser saber mais receitas parecidas ao bacalhau português ao forno, saiba que também há outros pratos similares que realmente podem ser fantásticos para o seu dia a dia. Isso, criando um novo cardápio sem a necessidade de passar horas diretamente no fogão e ainda mantendo a elegância como no caso do Patê de Azeitona Verde

E caso queira finalizar a sua refeição com uma sobremesa à altura não se preocupe, porque também apresentamos uma opção com a Pain au chocolat, ou croissant de chocolate francês . Esta excelente alternativa se integra perfeitamente com o bacalhau português, permitindo assim com que os sabores se integrem e o jantar ou almoço fique ainda mais delicioso. E caso queira investir em uma refeição completa, também vale a pena colocar um vinho branco para realçar.