Bolo de milho cremoso. Aprenda a preparar o famoso bolo

Bolo de milho cremoso

BOLO
Receita de bolo de milho ingredientes original
Enviado por:
Amanda Faria
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

O bolo de milho cremoso pertence à extensa e deliciosa cozinha tradicional chilena, esta sobremesa reina suprema na mesa chilena por ser representativa de sua identidade nacional. É preparada desde o século XIX como um alimento camponês que chega às cidades no início dos anos 1900 junto com a emigração maciça de camponeses para as cidades. É composto por um creme de milho assado à base de carne, frango, ovos cozidos, azeitonas e passas. 

Curiosidade do bolo de milho 

Antes da chegada dos espanhóis, os índios nativos usavam milho) em muitos de seus pratos como o bolo de milho. Mais tarde, os espanhóis introduziram novas safras, como azeitonas, nozes, arroz, açúcar, alho e uma variedade de especiarias. A variedade desses ingredientes adicionais valorizou a culinária local.

Cada nação tem uma comida reconfortante que as pessoas associam à infância. Para os chilenos, “bolo de milho“. Este prato tradicional é semelhante ao que os americanos reconhecem como caçarola e pode ser considerado um parente distante da torta de pastor irlandês. É o prato perfeito para uma reunião familiar, já que o preparo pode envolver familiares de todas as idades. Normalmente servido no verão, quando o milho é colhido, os membros mais jovens podem ajudar descascando o milho.

Ingredientes 

Passo a passo do bolo de milho:

  1. Em um liquidificador coloque 4 ovos (gema e clara), depois coloque 750 ml de leite integral, coloque 750 ml de milho verde (equivale a 5 espigas de milho), depois coloque 3 copos de açúcar refinado, após o açúcar coloque 3 colheres de sopa de margarina (bem generosa as colheres) e 4 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento. 
  2. Após colocar todos os ingredientes no liquidificador bata por 5 minutos até ficar bem cremoso. Esse é o  segredo para que o bolo de milho cremoso tudo gostoso feito no liquidificador fique cremoso. 
  3.  Após bater por 5 minutos abra a tampa do liquidificador e coloque 1 colher de sopa de fermento em pó, misture manualmente ou utilize o modo pulsar para misturar o fermento com os outros ingredientes.
  4.  Passe para a forma untada com óleo e polvilhada com açúcar ou líquido cremoso.  Agora, leve ao forno pré-aquecido 180º por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo tire ele do forno, corte o bolo de milho fofinho  e aproveite essa delícia.  Pode ser servido com um cafezinho para acompanhar ou então um chazinho. Ele é perfeito para ser compartilhado com quem gostamos e em dias de frio ele aquece o nosso paladar. 

Conclusão

Existem várias formas de prepará-lo, com mais ou menos ingredientes, tudo depende do gosto de cada pessoa, mas basicamente o aclamado, delicioso e típico “bolo de milho cremoso” é o resultado final.  Você também pode preparar outro tipo de bolo diferente como o bolo de churros

Veja também: Bolo de fubá e bolo de laranja