Bolo de fubá simples e gostoso: Confira o passo a passo

Bolo de fubá simples

BOLO
Receita de bolo de fubá simples (Creditos; foto, pixbay)
Enviado por:
Amanda Faria
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

O bolo de milho ou bolo de fubà simples ) é uma sobremesa típica brasileira preparada com ingredientes simples como farinha de milho e ovos. O bolo de fubá representa um dos pratos característicos das festas juninas, que são as festas do mês de junho, também conhecidas como festa de São João e festa de São Pedro e São Paulo. 

De fato, para celebrar esta ocasião particular, são cozinhados pratos da tradição popular camponesa, caracterizados por ingredientes pobres e rústicos mas ao mesmo tempo muito saborosos. Leve e perfumada, a nossa versão de bolo de milho é especialmente indicada para o pequeno-almoço ou para um lanche: experimente e mime-se com um suave momento de doçura!

Ingredientes do bolo de fubá

  • Farinha de milho
  • farinha 
  • Leite integral 
  • Ovos em temperatura ambiente 
  • Manteiga macia em temperatura ambiente
  • Açúcar 
  • Mel de flores silvestres 
  • Fermento em pó para bolos (um sachê) 
  • Açúcar em pó para polvilhar a gosto

Passo a passo 

Para preparar o bolo de fubá simples tome cuidado para retirar a manteiga e os ovos da geladeira duas horas antes de prosseguir com o preparo do bolo. Quando estiverem em temperatura ambiente, despeje o fubá e o açúcar em um misturador planetário

Em seguida, adicione a manteiga (que você deixou algumas horas fora da geladeira) agora amolecida 2 e ovos inteiros em temperatura ambiente .Adicione também o leite fresco , e depois misture até que esteja bastante homogênea 

Em seguida, em uma tigela, coloque a farinha peneirada  e o fermento, Depois, adicione a farinha branca à farinha de milho, untando o misturador planetário por mais 5 minutos. Continue mexendo  até que a mistura fique espessa e homogênea. Em seguida, unte e  forre um molde de 24 cm com papel manteiga e despeje suavemente a mistura que você obteve com a ajuda de uma espátula. 

Sempre com a espátula distribua uniformemente no molde e finalmente asse em forno estático pré-aquecido a 180 ° por 60 minutos (ou em um forno de convecção a 160 ° por 50 minutos); após os primeiros 20 minutos de cozimento, cubra a superfície do bolo com papel alumínio, para evitar que queime, e termine. Depois de pronto, retire o bolo de fubá do forno e deixe esfriar. Por fim, polvilhe o bolo de fubá com açúcar de confeiteiro a gosto e sirva. 

Conclusão 

Sem dúvidas o bolo de fubá simples faz parte do cardápio brasileiro. Além de ser simples e rápido de fazer, ele é super macio. No entanto, se você deseja fazer um bolo diferente, experimente preparar o bolo de churros. 
veja também: bolo indiano e bolo de bombom;