Brigadeiro com biomassa de banana verde: sem glúten e lactose

SEM GLÚTEN
Brigadeiro de banana verde (créditos: istockphoto)
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 1   Average: 5/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

As origens do brigadeiro são incertas, mas ele se tornou famoso em todo o mundo, dentre outras coisas, por sua facilidade de preparado. Contudo, sua versão tradicional leva uma grande quantidade de açúcar e, por isso, alternativas como o brigadeiro com biomassa de banana verde são buscadas por aqueles que querem ou precisam ter uma alimentação mais saudável, livre também de lactose e glúten.

Por isso, hoje trazemos aqui, para você, o atual queridinho e aliado das dietas, o brigadeiro de banana verde. Esse brigadeiro é feito a partir da biomassa, uma mistura energética conseguida a partir da banana verde.

A banana verde é conhecida por trazer inúmeros benefícios para a saúde. Vamos nos informar sobre isso antes de partirmos para a receita?

Benefícios do brigadeiro com biomassa de banana verde

Todos consomem bananas maduras, mas poucos sabem que as bananas verdes também trazem benefícios para a saúde. Ela é rica em fibras, por isso são boas para pessoas com problemas digestivos, sendo bastante úteis para pessoas que sofrem com a constipação intestinal.

Além disso, é rica em potássio, que atua como vasodilatador e pode ajudar a regular os níveis de pressão arterial. É rica em nutrientes e traz benefícios para os diabéticos, pois permite a liberação lenta de açúcar. Por tudo isso, você não pode deixar de usar a criatividade e adicioná-la a sua dieta o mais rápido possível.

A banana verde faz parte de muitas preparações indianas saborosas há muito tempo. Por ser muito versátil, você pode cozinhar no vapor, ferver e fritar. Pode ser utilizada em molhos, saladas ou como recheio.

Mas, como o assunto hoje é sobre doces, sem mais delongas, vamos aprender a fazer esse maravilhoso brigadeiro com biomassa de banana verde.

Ingredientes

  • 390 g de biomassa de banana verde (pode ser a banana tipo prata)
  • 200 ml leite de coco
  • 35 g de cacau em pó
  • 250 g de rapadura
  • 50 ml de água filtrada
  • 100 g de chocolate meio amargo sem lactose e sem glúten

Modo de preparo da biomassa de banana verde

Coloque água em uma panela de pressão até que chegue na metade. Leve ao fogo até começar a ferver. Em seguida, coloque as bananas com casca na água fervente e tampe a panela. Quando a panela de pressão pegar pressão, deixe por mais 15 minutos e desligue o fogo.

Por fim, retire as bananas e despeje-as no liquidificador ou processador, batendo com um pouco de água até virar uma pasta e reserve.

Modo de preparo do brigadeiro

Separe uma panela e em seguida coloque a biomassa de banana verde, o leite de coco, o cacau em pó e o chocolate meio amargo sem lactose e sem glúten. Mexa bem e depois leve ao fogo médio até conseguir o ponto.

Em outra panela, adicione a rapadura picada com água e leve ao fogo até conseguir o ponto de um caramelo. Adicione o caramelo à outra panela onde está o brigadeiro de biomassa e mexa até o ponto desejado. Desligue o fogo, coloque em um recipiente e aguarde esfriar completamente. Está pronto seu brigadeiro de biomassa.

Faça também:

Você gosta de optar por sobremesas mais funcionais e saudáveis? Aqui no Receitas Shows você encontra várias outras receitas parecidas, como o bolo de chocolate sem lactose simples. Uma receita fácil e livre de componentes maléficos à saúde. Vale a pena experimentar!

Gostou desta receita? Continue navegando em nosso site e descubra várias dicas de cardápio para diversas ocasiões do seu dia.