Ganache em ponto de bico: Aprenda o passo a passo!

Ganache em ponto de bico

DOCES
Ganache em ponto de bico
Enviado por:
Amanda Faria
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Aprenda a fazer um ganache em ponto de bico de chocolate. O ganache é um componente básico da pastelaria composto de apenas dois ingredientes: chocolate derretido e creme. Esta rica mistura achocolatada é incrivelmente versátil e pode ser usada para fazer trufas de chocolate , molhos para sobremesas, recheios para bolos, coberturas e cobertura de ganache batido.

Além disso, a combinação de creme e chocolate cria uma mistura de chocolate muito rica e intensa. Uma mistura básica de ganache também pode ser aromatizada de várias maneiras. Deste modo, o creme pode ser embebido com ervas ou especiarias e os extratos podem ser adicionados à mistura final.

QUE TIPO DE CHOCOLATE USAR

Ganache em ponto de bico pode ser feito com qualquer tipo de chocolate que você quiser. No entanto, opte por chocolate 40-60% meio-doce ou amargo. Isso faz um ganache que não é muito doce nem muito amargo. Mas você pode usar chocolate mais doce, se preferir.

Vejamos a seguir como preparar um ganache perfeito! 

Ingredientes do Ganache em ponto de bico

  • chocolate ao leite (de preferência meio amargo ou bland) 
  •  200 gramas de creme de leite sem soro

Modo de preparo 

  1. Pique o chocolate em pedaços pequenos para que derretam rapidamente no creme quente. Você também pode usar gotas de chocolate em vez de chocolate picado. Pedaços grandes de chocolate não são pequenos o suficiente para derreter completamente no creme quente.
  2. Depois de picados e derretidos, coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo médio. Como alternativa, você pode esquentá-lo no micro-ondas até que comece a borbulhar, basta observar com atenção para que não ferva.
  3. em seguida, quando o creme estiver bem quente e fervendo, despeje-o sobre a tigela de chocolate e deixe descansar por alguns minutos. Se estiver fazendo um lote pequeno (6 taças de chocolate ou menos), você só precisa esperar cerca de 3 minutos, mas se estiver fazendo um lote grande (mais de 6 taças), você pode querer esperar até 5 minutos.
  4. Este período de espera permite que o creme quente derreta o chocolate e, ao mesmo tempo, baixe a temperatura do creme. Bater com o creme muito quente pode quebrar o ganache em ponto de bico, resultando em uma textura final arenosa.
  5. Depois que o chocolate derreter e o creme esfriar, bata os dois. A melhor maneira de fazer isso é colocar o batedor no centro da tigela e fazer um pequeno círculo, movendo-se lentamente para fora. Continue batendo em uma única direção, lentamente fazendo círculos maiores.

Armazenamento do ganache em ponto de bico

O ganache em ponto de bico pode ser armazenado coberto na geladeira por até 1 semana. No entanto, torna-se muito mais rígido depois.

 Para amolecer, deixe atingir a temperatura ambiente ou aqueça em pequenas rajadas no micro-ondas até atingir a consistência desejada.Além disso, você pode deixar o ganache em temperatura ambiente por alguns dias. 

Conclusão 

Espero que tenha gostado da receita de ganache em ponto de bico. Feito apenas de creme e chocolate, o ganache pode ser usado para muitas coisas! Você também pode preparar receitas diferentes como o famoso muffin fit ou um mini cheesecake

Veja também:  detox de melancia