Maionese com 4 ingredientes

DIA DAS MÃES
Maionese com 4 ingredientes (créditos: istockphoto)
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Maionese com 4 ingredientes. As receitas com maionese são inúmeras, esse ingrediente está presente nos mais diversos pratos, agradando aos paladares refinados e simples. Mas, além de usar esse ingrediente, que tal preparar sua própria maionese caseira? Com muito mais sabor e um toque especial, ela vai se tornar sua queridinha.

Veja como preparar a maionese caseira:

Ingredientes: Maionese com 4 ingredientes

Veja os ingredientes necessários para preparar a maionese caseira:

  • ½ xícara de chá de azeite;
  • 1 limão;
  • 1 pitada de sal;
  • 3 ovos cozidos.

Modo de Preparo

Fácil e rápida de fazer, para preparar a maionese caseira, primeiramente cozinhe os ovos até que a gema fique solidificada. Em seguida, retire a casca e coloque os ovos no liquidificador, junto com o sal e o suco do limão. 

Bata em velocidade baixa, e vá colocando o azeite aos poucos e observando a consistência. Quando estiver tudo homogêneo e com consistência de maionese, está pronto.

Se preferir armazenar ao invés de utilizar no momento em que ficar pronto, lembre-se de colocar em um pote com tampa, para evitar o ressecamento e que pegue cheiro de outros alimentos. Mantenha em local resfriado, como a geladeira.

Curiosidades

A origem da maionese é controversa, e existem algumas versões a respeito de como surgiu essa iguaria. Vale ressaltar que a receita é basicamente a mistura de ovos, óleo vegetal e um líquido ácido que são misturados sem ser diretamente aquecida.

A primeira história sobre a origem da maionese é que ela foi uma invenção do chef francês do Duque de Richelieu, no ano de 1756. Ele criou a receita para comemorar a vitória em um duelo contra os britânicos. Em seu banquete era previsto ter um molho a base de creme e ovos, mas na hora do preparo não havia creme na cozinha e, no improviso, ele utilizou azeite de oliva, dando origem a mahonese.

Mas, em 2010, o escritor Tom Nealon formulou outra hipótese sobre a origem da maionese. Para ele, o início do consumo da iguaria começou no meditarrâneo, em um combinação de alho e azeite de oliva. O resultado disso recebia o nome de aioli, e existe desde a Roma Antiga, com registros de Plínio, que escreveu sobre a receita no século I.

Além disso, o preparo da maionese ficou por anos como um segredo, uma vez que era considerado magia negra, uma vez que se misturava ingredientes que davam uma nova consistência ao alimento sem a necessidade do uso de fogo. Acredita-se que, por volta da Renascença, foi adicionado ovo e algum ácido na receita, tornando possível que qualquer pessoa chegasse ao prato, mesmo sem qualquer tipo de instrução.

Faça Também

Se você procura por mais receitas fitness para melhorar seu cardápio, faça esse delicioso omelete Simples. Fácil, saboroso, que vai encantar crianças e adultos e o melhor: sem sair da dieta. Ele pode ser feito para ocasiões especiais ou até mesmo para servir em festas de aniversários e casamentos, tornando as comemorações ainda melhores. 
Aqui em nosso site você tem a possibilidade de descobrir diferentes receitas para preparar em diferentes ocasiões.