Patê de Azeitona Verde com Creme de Ricota

PATÊS
Patê de Azeitona Verde com Creme de Ricota ingredientes
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Uma mistura de sabores: azeitona e ricota. Dois ingredientes diferentes, mas que se complementam nas mais diferentes situações e quando combinados dão um resultado incrível. O patê de azeitona verde com creme de ricota é fácil de fazer e delicioso, uma excelente dica para oferecer a todos os amigos!

Veja como fazer:

Ingredientes: Patê de Azeitona Verde

  • 1 colher de café de pimenta-do-reino moída;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 pote de creme de ricota light;
  • 10 azeitonas verdes sem caroço;
  • Sal.

Modo de preparo

Rápido de fazer, o patê de azeitona verde com creme de ricota necessita apenas de um liquidificador ou processador para seu preparo.

Primeiramente, misture o creme de ricota e o azeite, utilizando o liquidificador ou processador. Adicione os outros ingredientes e deixe bater até a mistura ficar homogênea. Leve para gelar em um recipiente com tampa.

Sirva acompanhado de pães, torradas e bolachas.

Curiosidades

As azeitonas pretas e verdes são do mesmo fruto, a diferença entre elas é a época em que ocorre a colheita, sendo a verde ainda não madura e a preta após todo o processo de maturação.

Além disso, as azeitonas são vendidas em conserva devido ao sabor in natura, que é extremamente forte e amargo. No entanto, o teor de sódio do alimento é alto, e ele deve ser consumido com cautela por quem tem pressão alta e doenças renais. Mas é importante salientar que o consumo moderado das azeitonas contribui para uma saúde equilibrada.

A oliveira, árvore que dá a azeitona, entra no ritmo de produção de seus frutos entre 5 e 10 anos depois de plantada. Além disso, para a produção do azeite de oliva, é preciso usar cerca de 5 kg de azeitonas e, normalmente, o azeite é feito a partir de uma variedade de azeitonas, não apenas só verdes ou pretas.

O azeite não deve ser guardado por muito tempo, o tempo ideal para consumir o produto é de 18 meses após sua fabricação, ou seja, da extração do óleo a partir da azeitona. E o rendimento dele é maior do que outros óleos.

O Brasil é um dos maiores importadores de azeite português do mundo, esse fato começou ainda na época da colonização. Com medo da concorrência de sua própria colônia, Portugal determinou que todas as oliveiras fossem cortadas do país, afirmando que o solo brasileiro não era próspero para a planta.

No entanto, esse fato foi desmistificado a partir de 1940, quando foi identificado que a geografia do país é ideal para o plantio da árvore. A árvore de oliva é milenar, podendo ser encontrada algumas plantas com mais de três mil anos.

Faça também

No ReceitasShows você encontra diversas receitas para preparar no dia a dia. Seja para almoço, jantar ou café da manhã, aqui você não ficará preso nas mesmas receitas de sempre e poderá começar seu próprio caderno de receitas.

Invente, inove e prove novos sabores até mesmo na hora de preparar sopas, como a sopa de legumes, a de creme de batata e de alho-poró. Saia do tradicional e dê mais sabor aos seus dias.