Patê de Berinjela

PATÊS
Patê de Berinjela ingredientes no pote de vidro com torrada
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Diferente do comum, o patê de berinjela é uma excelente escolha para quem quer oferecer um prato vegano. Sem ter carne, ele pode ser usado nas mais diversas datas e momentos, agradando todos os convidados de maneira fácil!

Veja como é simples de fazer:

Ingredientes: Patê de Berinjela

  • ¼ xícara de chá de azeitonas picadas;
  • 1 cebola picada;
  • 2 berinjelas médias;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 3 colheres de sopa de maionese light;
  • Hortelã picada.

Modo de preparo

O patê de berinjela é preparado da seguinte maneira:

Primeiramente, corte as berinjelas em cubos, cozinhando o alimento na água com sal e vinagre. Em seguida, escorra e deixe esfriar.

Depois de cozida e fria, junte os outros ingredientes com a berinjela e bata no liquidificador ou processador, até que forme uma pasta cremosa. Transfira para uma tigela e salpique com hortelã.

Sirva em seguida o patê de berinjela.

Curiosidades

A berinjela é uma planta antiga, seu cultivo data de quatro mil anos e sua origem é indiana. Inicialmente ela era usada como planta ornamental, e foi levada para a Europa durante a Idade Média.

Ela ganhou a fama de ser a “planta que cura”, uma vez que seu consumo está diretamente associado ao controle do colesterol e diabetes. Atualmente é uma das hortaliças mais apreciada em todo mundo, e já chegou a ser a preferida de um monarca, o Rei Luís XIV.

Ao todo, existem mais de 30 variedades de berinjela espalhadas pelo mundo, sendo as mais comuns a long purple, easter egg, black enorma e serpentinum. Ela não é um vegetal altamente nutritivo, mas está entre os mais versáteis, sendo aproveitada em diversas receitas pelo mundo.

Entre os principais pratos, e mais famosos, que a berinjela é utilizada, pode-se destacar: curry (da Índia), moussaka (da Grécia), baba ghanoush (do Oriente Médio) e o ratatouille (da França). No Brasil, ela é muito frequentemente usada no preparo de lasanha, como substituta ao macarrão.

Além disso, existe a farinha de berinjela, que ajuda na compulsão alimentar. Ela pode ser usada ainda no preparo de suflês, saladas, tortas, recheios, e pode ser consumida frita, refogada e assada.

Um alimento versátil que pode ser frequentemente usado de diferentes maneiras, melhorando a alimentação e variando os pratos consumidos no dia a dia.

DICA: ao comprar berinjela, a dica para escolher a hortaliça é optar pela casca brilhante e lisa, sem furinhos e com as folhas grudadas e verdes. Essas são as melhores berinjelas para o consumo. 

Já para a conservação, quando ainda inteira deixe-a em local fresco ou na parte mais baixa da geladeira. Após cortada, o ideal é consumir todo o alimento, devido ao processo de oxidação. Por isso, não é indicado deixar o alimento picado para ser consumido posteriormente.

Faça também

Encontre aqui, no ReceitasShows, outras dicas de patês para preparar. Como, por exemplo, o patê cremoso de fígado de galinha, e de sopa gratinada de alho-poró. Surpreenda sua família e convidados com deliciosas receitas para qualquer ocasião.