Patê de cogumelos frescos

PATÊS
Patê de cogumelos frescos ingredientes no pote com torrada de pão
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Para quem busca sabores diferentes, o patê de cogumelos frescos é uma excelente escolha. Diferente, ele foge a regra dos tradicionais sabores e vai surpreender a todos que o provarem.

Veja como preparar um delicioso patê de cogumelo:

Ingredientes: Patê de cogumelos frescos

  • 1 ovo;
  • 150 ml de creme de leite;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 400 g de boletus edulis;
  • 50 g de presunto;
  • Noz moscada;
  • Pimenta preta;
  • Sal.

Modo de preparo

Para preparar o patê de cogumelos é importante, antes de qualquer outro passo, limpar os cogumelos. Não importa se foram comprados ou colhidos, mas é importante usá-los bem limpos.

Use uma escova macia e um pano úmido para limpar, não use água diretamente neles. Os cogumelos absorvem o líquido, o que pode interferir em seu sabor. Depois de limpos, fatie os cogumelos e coloque-os em uma panela com manteiga, para saltear. Esse processo vai fazer eles perderem a água. Retire do fogo e deixe reservado por cerca de 2 minutos.

Agora é a hora de fazer o patê de cogumelos, para isso, junte os cogumelos salteados, creme de leite, ovo, presunto e condimentos em uma vasilha. Utilize um triturador para triturar bem todos os ingredientes.

Em seguida, ele deverá ser assado em banho-maria. Para isso, utilize uma forma untada com manteiga para despejar os ingredientes triturados, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 por cerca de 25 minutos ou até ficar completamente assado.

Para saber o ponto correto, basta inserir um palito ou garfo, caso saia limpo, pode desligar o forno e está pronto o patê de cogumelos.

DICA: o presunto é opcional, você pode substituí-lo ou retirar da receita, sem com isso comprometer seu sabor.

Fique atento ao banho-maria para que a água não evapore antes de assar a receita por completo.

Curiosidades

Você sabe a origem da expressão banho-maria e como surgiu essa prática? 

Usar o banho-maria é muito comum na área científica. Esse método é amplamente utilizado em laboratórios e indústrias e recebe esse nome como homenagem à alquimista Maria, a Judia. Ela foi a inventora do processo e é citada como uma grande perita em antigos tratados de alquimia. 

O método foi levado para a culinária, como uma forma de aquecer, cozinhar ou derreter os ingredientes de maneira uniforme e mais lentamente, evitando assim que as receitas ficassem queimadas por fora e cruas por dentro. Esse procedimento é muito usado para pratos em que se deseja uma casca mais firme e um conteúdo mais cremoso.

Além da culinária, a expressão é usada também para se referir a situações de enrolar outras pessoas.

Faça também: Patê de cogumelos frescos

Gostou? Para mais dicas de receitas, continue navegando no ReceitasShows. Aqui, além de aprender o patê de cogumelos, você encontra também receitas como a torta de banoffee no pote. Uma excelente opção para servir em festas, como lembrancinha e é uma ótima opção para quem busca uma renda extra. Com ingredientes na medida certa, você aprende a fazer a receita e colocar no pote ideal.