Patê de Mortadela. Uma das melhores patê que ja provei.

Patê de Mortadela

PATÊS
Patê de Mortadela ingredientes com torradas
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

O patê de mortadela é uma receita extremamente saborosa e que vai te conquistar. Fácil de fazer, ele surpreende pelo sabor e mistura de ingredientes, o que o torna extremamente saboroso. Assim, com um toque a mais de sabor, ele é perfeito para acompanhar pães, torradas, queijos, sanduíches e bolachas. 

Seja para um café, encontro com amigos ou festas familiares. Aprenda essa receita super fácil e surpreenda a todos os seus convidados com uma explosão de sabores e acompanhamentos para serem degustados e aproveitados ao longo do dia e da noite.

Veja como é simples fazer o patê de mortadela:

Ingredientes: Patê de Mortadela

  • 500g de mortadela moída;
  • 1 pacote de pó para sopa de cebola (68g);
  • ½ xícara de chá de salsa picada;
  • 1 lata de creme de leite.

Modo de preparo

Simples de fazer, para preparar o patê de mortadela, basta colocar em uma tigela os ingredientes e misturar bem. 

Sirva com pão, torradas ou canapés. 

Se desejar, decore com folhas de salsa.

Curiosidades

A mortadela surgiu na Itália, em Bolonha, e tem seus primeiros registros ainda na época do Renascimento e está presente em livros de receitas desde o século XIV. A primeira receita escrita do embutido foi em 1644, no Tratado de Vincenzo Tanara. Entre os ingredientes estão açúcar, canela, cravo, noz-moscada, pimenta, sal e vinho Malvasia.
Já o nome da mortadela pode ter surgido por causa do nome mortaio, o pilão em italiano, e que era usado para moer a carne de porco. Mas há ainda a teoria que o nome surgiu por causa de um tempero chamado murta, utilizado na Roma Antiga para preparar alguns embutidos.

Muito comum em território italiano, a mortadela é mais comum lá do que no Brasil, em que é muito consumida. Afinal, pão com mortadela é um dos lanches mais clássicos e saborosos do país, podendo ser preparado para as mais diversas ocasiões, além do preço ser acessível para grande parcela da população.

Atualmente, as receitas de mortadela se multiplicaram, existindo diferentes formas de preparar, temperar e embalar. Mas, a tradição é que a mortadela é feita com carne de porco, sempre de boa qualidade, e usando pimenta-do-reino inteira, pistaches, cubos de gordura de porco e sal.

A gordura tem origem na papada do porco. Ao misturar todos os ingredientes, é preciso embalar eles na bexiga de porco ou boi e depois cozinhar em um forno grande. E essa preparação é usada depois para preparar o patê de mortadela.

Faça também

Aqui, no ReceitasShows, você aprende diversas receitas e curiosidades sobre os alimentos. Para quem não consome carne, além do patê de mortadela, tem ainda patês sem esses ingredientes, como o de abobrinha e linhaça dourada e o de 3 ervas naturais.

Aprenda também diversos pratos vegetarianos, seja para convidados especiais ou para incluir eles em seus hábitos alimentares, provando novos sabores e descobrindo uma nova dieta. Como o estrogonofe de carne de soja, que vai surpreender a todos!