Patê de Palmito. Vamos aprender o passo a passo?

Patê de Palmito

PATÊS
Patê de Palmito ingredientes
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

O patê de palmito é uma receita extremamente saborosa e que vai te conquistar. Fácil de fazer, ele surpreende pelo sabor e mistura de ingredientes, o que o torna extremamente saboroso. Assim, com um toque a mais de sabor, ele é perfeito para acompanhar pães, torradas, queijos, sanduíches e bolachas. 

Seja para um café, encontro com amigos ou festas familiares. Aprenda essa receita super fácil e surpreenda a todos os seus convidados com uma explosão de sabores e acompanhamentos para serem degustados e aproveitados ao longo do dia e da noite.
Veja como é simples fazer o patê de palmito:

Ingredientes: Patê de Palmito

  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 2 tomates picados;
  • 1 lata grande de palmito picado e escorrido;
  • ½ xícara de chá de azeitonas picadas;
  • 2 colheres de sopa de salsa picada;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 1 lata de creme de leite.

Modo de preparo

Para preparar o patê de palmito, coloque, em uma panela, o azeite, a cebola, o tomate e o palmito e deixe refogar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. 

Em seguida, junte a azeitona, a salsa, o sal e a pimenta e deixe refogar por mais 5 minutos. 

Dissolva a farinha no leite e misture ao refogado, mexendo até engrossar. 

Retire do fogo e misture o creme de leite, deixe esfriar. 

Sirva em seguida.

Curiosidades

O palmito é extraído da palmeira, e também é chamado de coração da palmeira. Isso porque, para a sua extração, são retiradas a casca e as fibras da árvore, restando apenas seu núcleo: o palmito.

E, cada vez mais, ele ganha importância e lugar de destaque na culinária. No Brasil, existem diversas palmeiras em que o palmito pode ser extraído, sendo a região amazônica a que apresenta a maior diversidade dessas árvores.

Com um sabor leve, suave e crocante, ele está presente em recheios, massas, saladas e até mesmo no patê de palmito. Pode ainda ser usado para substituição da carne, sendo muito consumido por veganos para esse fim, uma vez que é rico em proteínas, fibras, ferro, manganês e vitamina C.

Assim, além de dar mais sabor para as receitas, ele ainda ajuda na saúde digestiva, na perda de peso, na prevenção da anemia e no aumento da imunidade, além de ser suporte para a saúde dos ossos e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Faça também

Aqui, no ReceitasShows, você encontra diversidade de opções e receitas para incluir no seu dia a dia, deixando a rotina muito mais saborosa.

Além do patê de palmito, você pode ainda fazer diversos outros sabores de patês, como o de frango defumado, o salgado de milho verde, de atum com cebola e até mesmo de 4 queijos

Dê mais sabor para os momentos com amigos e familiares. Se divirta cozinhando e transforme esses momentos em boas memórias da vida.