Patê de Ricota. O que você acha de aprender essa receita?

Patê de Ricota

PATÊS
Patê de Ricota ingredientes completo no prato com tomate
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

A ricota está presente nas mais diversas receitas da culinária brasileira e, a turma de patês não poderia ficar de fora. Fácil de fazer e um ótimo acompanhamento para as mais diversas ocasiões, o patê de ricota vai te surpreender e se tornar um dos seus favoritos!

Veja como preparar o delicioso patê de ricota:

Ingredientes: Patê de Ricota

  • 500g de ricota;
  • 1 xícara de café de azeite;
  • ½ xícara de chá de cheiro-verde picado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;

Modo de preparo

Preparar o patê de ricota é rápido e fácil. Basta misturar todos os ingredientes em uma tigela, misturando e amassando bem.

Você pode servir em seguida ou depois de deixar na geladeira.

Curiosidades

Teoricamente, a ricota não é um queijo, mas um derivado do queijo. Isso porque ela é produzida a partir do soro do leite, enquanto os queijos são feitos do leite propriamente dito. No entanto, o senso comum considera a ricota como um queijo.

No entanto, no Brasil é adicionado leite na produção da ricota, para que a produção tenha um alto rendimento. Portanto, caso queira uma ricota legítima, busque produtores italianos!

Ela tem origem italiana e, comumente, é feita como subproduto do queijo provolone. Excelente fonte de proteínas e muito nutritiva, normalmente a ricota é usada no preparo de pratos saudáveis, fitness e para quem quer manter uma alimentação balanceada.

Além disso, ela ajuda no ganho de massa magra e na perda de peso, sendo uma forte aliada para atletas e quem faz academia. Seu sabor é suave, assim ela se adapta facilmente às receitas, adquirindo o sabor de outros alimentos.

Vale ressaltar que a ricota tem poucas calorias, o que a coloca como alimento principal para quem faz dietas. Seja em recheios, pura ou como acompanhamento, o uso da ricota vai muito além do patê de ricota e pode dar mais nutrientes e diversidades para suas receitas.

Outra característica da ricota é que, ao ser aquecida, seu sabor não muda. Portanto, seja para usar em receitas doces ou salgadas ela é uma ótima opção para  a gastronomia e para inovar nos sabores do dia a dia.

Invente e reinvente, use a ricota nas suas receitas diárias e tenha, além de uma alimentação altamente nutritiva, mais sabor e menos calorias no consumo desse queijo. Vale ressaltar que, por ser de massa mole, ela não derrete como outros queijos. Portanto nem sempre ela irá ser a melhor opção.

Faça também

Aqui, no ReceitasShows, além da receita de patê de ricota você tem acesso a diversas outras dicas saborosas e incríveis.

Com um arquivo variado, aqui você aprende a preparar uma deliciosa sopa de grão de bico preto, um deliciosos molho tártaro para acompanhar suas receitas, uma saborosa lasanha caseira, um rondeli para diversificar o cardápio e, além do patê de ricota, diversas outras opções de patês para incrementar seus eventos, como o patê de creme de cebola.