Pudim na panela de pressão. Aprenda o passo a passo!

Pudim na panela de pressão

DOCES
Pudim na panela de pressão
Enviado por:
Amanda Faria
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

O Pudim na panela de pressão como é conhecido hoje é uma sobremesa feita de leite, ovos e açúcar. Seu nome deriva diretamente da palavra inglesa pudding. No Brasil e em Portugal, a palavra pudim define um preparado cremoso, doce ou salgado, cozido em banho-maria, às vezes com farinha de trigo ou outros cereais. 

Apesar da enorme popularidade deste pudim no Brasil, é difícil acreditar que esta sobremesa seja mesmo uma especialidade originária de Portugal. Sua receita só foi revelada após sua morte. No entanto, o segredo da receita ainda foi revelado: açúcar, gema, água e … o ingrediente que fez a diferença: banha!

Curiosidade do pudim

Reza a história que esta sobremesa foi inventada por um padre português, Manuel Joaquim Machado, mais conhecido pelo nome de Padre Priscos. Ele foi um chef amador habilidoso no século XIX. Ele preparou excelentes receitas de banquetes para a corte real de Portugal. Mas o padre Prisco nunca revelou a sua receita a ninguém.

O sucesso do seu pudim foi tão grande que decidiu organizar um concurso com outros cozinheiros. Ninguém foi capaz de replicá-lo, embora poucos tenham chegado perto.

Ingredientes do pudim:

O pudim é um doce bem conhecido pelos brasileiros e é uma sobremesa que pode ser feita de diversas formas, em especial na panela de pressão. Para fazer um delicioso pudim são necessários os seguintes ingredientes:

  •  395g de leite condensado
  •  1 e 1/2 xícara (chá) de leite
  •  1 colher de chá de essência de baunilha
  •  1/2 xícara de chá de água quente
  •  1 xícara de chá de açúcar refinado

Passo a passo do pudim: 

Para fazer pudim na panela de pressão é importante começar fazendo a calda. Então,  pegue uma forma de furo central 18cm e coloque açúcar, derreta o açúcar refinado em  fogo médio, depois que derreteu baixe o fogo e adicione água quente e mexa um pouco. 

Desligue o fogo e gire com delicadeza a forma fazendo com que fique com calda em todos os lados. Agora, para fazer o pudim pegue um liquidificador e coloque  os ovos, leite condensado, leite e essência de baunilha. Bata um pouco e misture todos os ingredientes, depois desligue o liquidificador e despeja o líquido batido na forma. 

Uma dica é passar na peneira porque assim o pudim não fica com bolhas e fica liso. Após fazer isso tampe com o papel alumínio e coloque dentro da panela de pressão, no canto da panela despeje aproximadamente 2 à 3 dedinhos de água. Leve ao fogo alto e quando pegar pressão baixe o fogo e conte 10 minutos. Agora, é só desenformar o pudim e se deliciar com ele. Além de ser rápido ele fica muito gostoso.

Conclusão 

Nove em cada dez brasileiros consideram o pudim de leite condensado sua sobremesa favorita e estão certos. É uma sobremesa simples e deliciosa. Nós amamos isso! Portanto, corra para a cozinha e faça esse maravilhoso pudim na panela de pressão. 


Veja também: Pudim de queijo e pudim de sorvete;