Receita de patê de alho. Aprenda essa dica de sucesso.

Receita de patê de alho

PATÊS
Receita de patê de alho ingredientes na tigela com alho
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

De sabor marcante, o receita de patê de alho é uma ótima opção para quem procura uma receita rápida e fácil de fazer. Ele é um ótimo acompanhamento para pães, torradas e carnes, sendo muito comum ser servido em churrascos.

Veja como preparar o receita de patê de alho de forma simples e fácil:

Ingredientes: Receita de patê de alho

  • 1 xícara de chá de leite gelado;
  • 1 e ½ xícara de chá de óleo;
  • 4 dentes de alho sem casca;
  • Cheiro-verde picado;
  • Sal;
  • Torradas.

Modo de fazer

Para preparar a receita de patê de alho, coloque no liquidificador ou processador, o alho e o leite, batendo em potência média até misturar totalmente. Em seguida, e sem desligar o utensílio, adicione o óleo em fio. Vá adicionando de maneira constante enquanto a mistura é batida, até que adquira uma consistência mais firme e cremosa.

Coloque em uma tigela e tempere com o sal e o cheiro-verde, pode ser misturado com uma colher.

Sirva em seguida.

DICA: Você pode usar outros temperos, caso ache necessário ou queira dar mais sabor, como a pimenta calabresa e orégano.

Sirva com as torradas ou outro acompanhamento que preferir.

Curiosidades

O alho, além de ser usado como tempero, está presente na cultura gastronômica e até mesmo mitológica. Afinal, é de conhecimento geral que o alho espanta vampiros, não é mesmo?!

Essa relação entre alhos e vampiros tem explicação em uma epidemia de raiva que assolou a Europa durante o século XVIII. Foi nessa época que surgiram os primeiros mitos sobre os vampiros, que tinham os mesmos hábitos que os sintomas de quem era contaminado com a raiva. E o alho causava rigidez na laringe dos doentes, levando ao mito dos vampiros.

Além dos vampiros, o alho também permeia diversos mitos e lendas. No Antigo Egito, por exemplo, ele era usado para obter saúde; e, na Roma Antiga, era consumido pelos soldados, embora não fosse apreciado pelos nobres, devido ao cheiro.

O alho aparece até mesmo em obras literárias, como em Odisséia, quando Ulisses consome alho para fugir de Circe. Mas, para além dos mitos, ele tem propriedades medicinais, com ação anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-parasitária.

Há no mundo uma variedade do alho: o alho negro. Fermentado em laboratório, ele é igual ao alho comum, mas após a fermentação adquire sabor adocicado, que remete ao aceto balsâmico, melaço, ameixa preta e tâmara, com um forte sabor de Umami.

O alho vai muito além de um simples tempero para as refeições. Com sabor marcante ele pode até mesmo ser consumido puro, como o alho assado.

Faça também

Aqui, no ReceitasShows, além de aprender diferentes receitas você ainda descobre curiosidades sobre o mundo da gastronomia e seus ingredientes. Com informações que vão além de uma cozinha, você pode impressionar seus convidados com sabor e conhecimento.

Aprenda a preparar pães, sobremesas, bebidas e carnes para as mais diversas ocasiões. Recheie sua vida de sabor e conhecimento para ser distribuída nas mais diversas ocasiões. Inove na hora de preparar os alimentos e descubra outros usos para ingredientes tão familiares.

Informações adicionais: receita de patê de alho

Esta procurando por Receita de pate de alho de qualidade? Portanto, não deixe de pesquisar aqui no Receitas Shows, como fazer Patê 4 queijos para comer com pão, Patê de Ricota com Calabresa.

Veja também:

Receita de patê de presunto