Receita de polvo quente: Confira o modo de preparo!

Receita de polvo com batatas

PEIXE E FRUTO DO MAR
Receita de polvo
Enviado por:
Amanda Faria
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Se dissermos receita de polvo, qual é o primeiro ingrediente que vem à mente para combinar? Sem dúvida as batatas ! A quente salada de polvo com batata é de fato um prato de verão da nossa tradição que nunca sai de moda, um prato que simplesmente realça os sabores mediterrânicos. 

Delicados cubos de polvo e batata, uma cascata de salsa perfumada e fresca e por fim o toque aromático de uma citronete que dá sabor a esta salada encorpada, tão rica e nutritiva. Excelente para ser saboreado em todas as estações quando se pretende um prato de peixe simples e saboroso . Depois de descobrir como limpar e quanto cozinhar o polvo, você não vai mais ficar sem isso nos seus menus!

Ingrediente da receita de polvo

  • Polvo 
  • Batatas 
  • Folha de louro 
  • Raminho de salsa
  • Pimenta preta a gosto
  • Azeite virgem extra
  • Sal a gosto
  • Suco de limão

Modo de preparo 

  1. Para preparar a receita de polvo quente e a salada de batata, começe primeiro pela batatas: coloque uma panela grande com água fria no fogo e mergulhe as batatas, previamente bem lavadas, com a casca por dentro (se preferir tire as cascas). Depois, leve a panela ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 30-40 minutos a partir do momento da fervura.
  1. Você pode reduzir o tempo de cozimento pela metade, cozinhando as batatas em uma panela de pressão. Nesse ínterim, cuide da limpeza do polvo: vire e esvazie a cabeça, retire o dente que está no centro dos tentáculos com uma pequena faca e então remova os olhos. 
  1. Em seguida, enxágue muito bem em água corrente. Em outra panela, despeje bastante água, adicione as folhas de louro e leve para ferver. Assim que ferver, mergulhe apenas os tentáculos do polvo na água fervente na panela por alguns momentos e levante o polvo
  1. Repita esta operação 2-3 vezes ou até que os tentáculos estejam bem enrolados Em seguida, mergulhe o polvo inteiro na água, cubra com a tampa e cozinhe por 50 minutos em fogo médio. Para um cozimento ideal da receita de polvo, lembre-se de que para cada 500 gramas de polvo leva cerca de 20-25 minutos. Enquanto isso, quando as batatas estiverem cozidas, escorra e descasque-as, tomando cuidado para não queimá-las.
  1. Lave e pique finamente a salsa. Assim que o polvo estiver pronto, escorra-o  deixe esfriar por 10 minutos e depois coloque sobre uma tábua para reduzir em pedacinhos, divida ao meio, corte a cabeça e separar os tentáculos do corpo central. 
  2. Em seguida, corte tudo em pedaços de cerca de 2-3 cm. Despeje o polvo em uma tigela grande, depois adicione os cubos de batata aquecidos, tempere a salada com citronete temperado com salsa picada e temperos que desejar, e mexa delicadamente para dar sabor A salada de polvo quente está pronta para ser levada à mesa, agora é só provar esta delícia de polvo. 

Conclusão 

A receita de polvo quente com batata fica muito macia e suculenta. Se você gostou dessa receita, experimente também o Filé de merluza ao molho e aproveite cada pedacinho dessa delícia.

Veja também: Croissant e sopa gratinada de alho