Sopa de grão de bico preto. Aprenda o segredo da receita.

Sopa de grão de bico preto

SOPAS
Sopa de grão-de-bico preto ingredientes na panela
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

A sopa de grão-de-bico preto é uma receita fácil que valoriza a biodiversidade na cozinha graças ao uso de uma leguminosa menos comum nas gôndolas dos supermercados, mas rica em sabor e propriedades nutricionais. Um concentrado de bem-estar a ser descoberto.

Além disso, o grão-de-bico preto é um produto italiano cultivado principalmente no sul da Itália , em particular na Basilicata e na Puglia. Por outro lado,o grão-de-bico preto distingue-se do grão-de-bico comum em vários aspectos: são menores, têm a pele dura e enrugada e para isso precisam ser embebidos por um longo tempo, de 12 a 24 horas em água morna para serem trocados de vez em quando .

Essa leguminosa, na verdade, é um concentrado de bem-estar: contém vitaminas (inclusive as do grupo B), alto teor de ferro e é muito rica em fibras. Por exemplo, o grão-de-bico preto da Murgia cárstica contém três vezes mais que o clássico.

Nessa receita fácil de sopa de grão-de-bico preto é preciso deixar no fogo por duas horas em caldo de legumes (mas você também pode optar por cozinhar em água) com algumas folhas de sálvia, e aromatizado em aipo salteado, cenoura, alho com adição de bacon. O último é opcional, se você quiser uma versão vegetariana e vegana.

Ingredientes: Sopa de grão de bico preto

  • 500 g de grão de bico preto seco
  • 100 g de bacon
  • 1 cenoura
  • 1 talo de aipo
  • 1 dente de alho
  • 2 litros de caldo de vegetais
  • fatias de pão caseiro torrado
  • sal
  • Pimenta preta

Modo de preparo

  1. Comece a preparar a sopa de grão de bico preto com antecedência. Deixe o grão-de-bico preto de molho em água em temperatura ambiente por 24 horas, lembrando-se de trocar a água algumas vezes.

Após o tempo de imersão, escorra-os, enxágue-os e coloque-os em uma panela grande com o caldo de legumes ou com a água que deve ultrapassar o grão-de-bico em alguns centímetros.

  1. Leve à fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 2 horas com a tampa fechada: o grão-de-bico estará compacto por fora e macio por dentro. Prepare um refogado com aipo e cenoura douradas numa frigideira com algumas colheres de sopa de azeite, um dente de alho e algumas folhas de sálvia ou louro.
  2. Após alguns minutos, adicione o bacon picado ou as tiras, a seu gosto. Quando a pancetta estiver bem dourada, acrescente o grão de bico previamente cozido com a água do cozimento: se estiver muito seco, acrescente um pouco de caldo quente ou água, o suficiente para cozinhá-lo por mais vinte minutos em fogo médio.
  3. Adicione sal quando estiver cozido. Antes de servir, despeje a sopa de grão-de-bico preto em pratos individuais e decore com fatias de pão caseiro, torrado no forno e picado, um fiozinho de azeite e um grão de pimenta a gosto.

Como pudemos ver, essa sopa de grão-de-bico preto é uma receita que cai bem a qualquer momento. Conheça outras receitas em nossa página Receitas Shows e impressione todo mundo!

Informações adicionais:

Esta procurando por receitas Sopa de grão de bico preto com qualidade? Portanto, não deixe de pesquisar aqui no Receitas Shows, como fazer Couve, pizza escarola caseira.

Veja também:

Emagrecer com shake de maça