Tiras de costela no forno: Aprenda o passo a passo!

Tiras de costela no forno

CARNES
Tiras de costela no forno (Creditos,imagens: Pixbay)
Enviado por:
Amanda Faria
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

Tiras de costela no forno, um suculento segundo prato, do tipo que você esquece de boa comida à mesa e que pode ser degustado com as mãos, até o último pedaço de carne! Tiras de costela no forno vão conquistá-lo pela sua maciez e pelo seu sabor, graças ao cozimento lento no forno, juntamente com as batatas. 

Nesta receitinha optamos por cozinhá-los de forma simples, temperando as costelas com alecrim e páprica. Você pode escolher os seus aromas preferidos para dar ainda mais sabor a estas saborosas costelas. Perfeita para um almoço de domingo no inverno, simples de preparar e deliciosa, a costela assada é sempre um clássico vencedor! Confira o modo de preparo abaixo. 

Curiosidade 

A carne vermelha sempre teve um papel fundamental na nossa alimentação: há pelo menos 2,6 milhões de anos, ela desempenhou um papel fundamental na nossa evolução , permitindo que o nosso cérebro se viluparse e nos tornasse o que somos hoje. Mas vamos ver quais são os benefícios nutricionais e de saúde deste alimento agora de clara superioridade nutricional.

A carne vermelha é um componente indispensável para uma alimentação saudável e variada , fornecendo uma riqueza de nutrientes essenciais mais biodisponíveis que outras fontes de alimentação, como proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos benéficos e uma variedade de micronutrientes essenciais para uma saúde ótima.

Na verdade, além de ser uma fonte elevada e incomparável de proteína de alta qualidade (em média 20-24 g de proteína por 100g), com todos os aminoácidos essenciais, a carne vermelha contribui substancialmente para a ingestão total de gordura., Proporcionando cerca de 18% de ácidos graxos poliinsaturados ômega 6 e 17% de ômega 3

Ingredientes de tiras de costela no forno 

  • 1 kg de costelinha de porco
  • 1 kg de Batata
  • 1 raminho de alecrim
  • 2 dentes de alho
  • Paprika 
  • Sal a gosto
  • Pimenta preta a gosto
  • Azeite virgem extra 

Modo de preparo 

  1. Para preparar as costelas no forno comece pelas batatas: lave bem. Corte-os em fatias, descasque o alho deixando os dentes inteiros e corte-os em  partes (se preferir pode retirar o caroço). Depois, em uma tigela grande despeje as batatas e as costelas, o alho , alecrim e colorau . 
  2. Em seguida, tempere com sal e pimenta também e tempere com azeite. Misture bem com as mãos e depois transfira tudo para uma panela grande. 
  3. Por fim, cubra com folha de alumínio e asse em forno estático pré-aquecido por cerca de 3 horas a 160 °. Após 3 horas, remova a folha de alumínio e aumente a temperatura do forno para 220 °. Deixe cozinhar por mais 45 minutos. Agora, sirva as costeletas no forno quente. bom apetite!! 

Dica 

As costelas podem ser mantidas na geladeira por 1-2 dias. O congelamento não é recomendado. Você pode prepará-los no dia anterior cozinhando-os durante 3 horas conforme indicado e terminar de cozinhar sem folha de alumínio durante os 45 minutos indicados antes de servir. Todavia, você pode usar outras especiarias ou ervas de sua escolha. 

Conclusão 

As tiras de costela no forno são um dos ingredientes mais importantes da cozinha brasileira, é a base de algumas das preparações mais apetitosas de diferentes regiões. A versatilidade e os diferentes cortes de carnes fazem deste alimento um dos mais conceituados elementos para serem degustados. Você também pode preparar outros pratos similares a este como o lombo de prato. 

veja também: Frango Basquaise e Panquecas Suiças