Receita de Torta Banoffee sem Lactose e sem Glúten: aprenda a preparar a tradicional receita inglesa

SEM GLÚTEN
Torta Banoffee sem Lactose e sem Glúten com banana
Enviado por:
Receitas Shows
[Total: 0   Average: 0/5]

Avalie essa receita
Facebook
Pintesrest
Email

A Torta Banoffee foi inventada na Inglaterra, por volta de 1974, pelo chef Ian Dowding e Nigel Mackenzie. Seu nome é a junção dos dois principais ingredientes da receita banana + toffee (caramelo em inglês). A ideia era aprimorar uma receita americana e, em suas tentativas, o melhor resultado foi utilizando a banana como ingrediente, devido a textura e sabor.

A receita se espalhou e foi ganhando diversas versões, mudando até mesmo a fruta a ser utilizada. Existe até mesmo uma versão sem glúten e sem lactose para aqueles que não podem consumir a duas substâncias, levando esse sabor para todos os cantos.

Aprenda a preparar essa deliciosa receita tradicional inglesa, mas adaptada para paladares que são proibidos de consumir a lactose e o glúten.

Ingredientes: Torta Banoffee sem Lactose e sem Glúten

Base

  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha;
  • 1 ovo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 100g de manteiga;
  • 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de arroz;
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas;
  • Sal.

Caso queira substituir o açúcar por adoçante, aumente em 20% a quantidade de gordura utilizada.
A farinha de arroz pode ser substituída por farinha de aveia sem glúten.
Caso utilize essência de baunilha, a medida é de 1 colher de sopa.

Recheio

Cobertura

  • ¼ (xícara) de açúcar;
  • 2 claras;
  • 2 colheres (chá) de estabilizante de claras.

Modo de Preparo

Para preparar a base da torta banofee, misture os ingredientes secos em uma tigela. Em seguida coloque a manteiga (em temperatura ambiente). E, por fim, adicione o ovo, mexendo até virar uma massa. Modele, abra em uma forma de 18cm, fure e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 15 minutos, ou até dourar.

  • Caso a massa fique mole na hora de modelar na forma, umedeça as mãos com óleo para facilitar o processo.

Com a massa assada, retire do forno e deixe esfriar. Em seguida utilize as rodelas de banana e o doce de leite para rechear.

E, é chegada a hora de preparar a cobertura da torta banofee sem lactose e sem glúten. Simples de fazer, derreta as claras e o açúcar para derreter em banho-maria, mas é preciso atenção: a temperatura não pode ultrapassar 60 ºC para não cozinhar as claras. No momento em que a mistura começar a espumar, adiciona o estabilizador de claras e bata até a mistura ficar firme.

Coloque em saco de confeitar e decore a torta banofee como preferir. A receita rende até 15 fatias.

Faça Também

Para acompanhar essa deliciosa torta, você pode preparar um cappuccino cremoso, afinal quer combinação melhor que uma torta clássica com um café quentinho e saboroso? Essa é uma ótima opção para o café da tarde com os amigos.

Aqui, no ReceitasShows você encontra diversas outras receitas, seja para drinks, pratos principais ou sobremesas. Aquilo que você procura para deixar o cardápio mais diversificado, está aqui!

Foto Destaque: Banco istock photo

Deixe um comentário